Facebook e Instagram acabam com a incorporação de conteúdos não autenticados em sites WordPress

Partilha nas tuas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma das mais populares formas de colocar conteúdo nos websites tem sido a incorporação de feeds originários das redes sociais, são muitos os websites que se dedicam a essa prática, estando entre eles alguns jornais e meios de comunicação que muitas vezes incorporam os vídeos ou as fotografias do Instagram ou do Facebook. Existem também uma grande variedade de plugins que permitem realizar essa operação, o que fez proliferar essa prática.

Aqui está um exemplo de uma incorporação do feed do facebook.

O que vai acontecer?

Está programado para o dia 24 de outubro, a interrupção da partilha de feeds incorporados do Facebook e Instagram, para os sites construídos com o WordPress.

O que significa?

Que a partir de 24 de outubro, apenas os utilizadores de facebook e Instagram que detenham contas de programador e a respetiva App de facebook registada, poderão continuar a colocar a incorporar os feeds nos seus websites.

Por ser uma mudança com efeitos retroativos, todos websites construídos com WordPress que não reúnam as condições perderão acesso ao feeds, mesmo aqueles que foram colocados no passado.

Está alteração poderá afetar milhões de websites, uma vez que o WordPress é a ferramenta de criação de websites mais utilizada no mundo.

Em termos de desenvolvimento os chamados oEmbed endpoints para conteúdos do Facebook será desativado em 24 de outubro de 2020.

oEmbed é um formato aberto desenhado para inserir conteúdo de um site numa outra página.

Até este momento os Endepoints do Facebook oEmbed permitiam inserir conteúdo HTML, metadados básicos, páginas, posts e vídeos para serem disponibilizados num site de terceiros.

Os editores de sites terão de estar alerta porque com esta quebra de relação entre facebook, instagram e WordPress, muito conteúdo será perdido, devido ao corte de ligações.

Se alguma vez inseriu conteúdo do facebook ou Instagram no seu website esta alteração vai afetalo.

A única solução oferecida pelo Facebook é o cumprimento dos novos requisitos para acesso à sua API.

Os requisitos são os seguintes:

  • Uma conta de Developer que pode ser criada em developers.facebook.com
  • Uma app de Facebook registada.
  • O produto oEmbed adicionado à app.
  • Um Token de acesso
  • A app criada deverá estar no modo Live.

Com certeza que, os programadores de plugins do WordPress estão a trabalhar em soluções para esta situação, e num futuro próximo deverão surgir novos plugins que permitam voltar a colocar os feeds nos websites.

Artigo original em:

Mais informação

Notícias

App StayAway Covid

Numa análise rápida da aplicação lançada ontem, app StayAway Covid, pelo menos a Apple e a Goggle, ficarão com a informação de quem está infetado.

Planos para o seu website

Básico

Alojamento + Wordpress
75 Anual
  •  

pro

Básico + Tema profissional
125 Anual
  •  
Popular