Categories
Notícias Tecnologia

Falha no Facebook em véspera de eleições britânicas

Num momento em que se aproximavam as eleições gerais no Reino Unido, que decorrem hoje, 12 de dezembro, milhares de anúncios políticos que estariam a correr na plataforma Facebook desapareceram das bases de dados da gigante tecnológica. A prioridade para a recuperação dos anúncios foi aquele território embora o sucedido tenha afectado vários países, segundo o porta-voz da rede social.

Sem que tenha surgido nenhuma explicação, sabe-se que deixou de haver controlo sobre quem estava a gastar dinheiro nesses anúncios.

Na sequência dos escândalos com anúncios que ocorreram em eleições como as presidenciais americanas ou o referendo do Brexit, o Facebook e outras plataformas implementaram sistemas que permitiam o controlo e o escrutínio de quem anunciava, quem pagava e quem era o alvo dos anúncios.

A falha foi detectada por investigadores da plataforma Who Targets me, que se dedica a escrutinar os feeds em busca de anúncios políticos. Esta plataforma tem uma extensão que pode ser instalada nos navegadores Firefox e Chrome e que mostra em que anúncios fomos o alvo. (Instalamos no nosso sistema e em breve faremos uma análise mais aprofundada)


Receba novidades da Tech-Algarve no seu Email