Enquadramento
A aplicação móvel «info praia» é desenvolvida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, IP, para disponibilização de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores.
Pode definir as suas praias favoritas e ficar a conhecer a qualidade da água, galardões atribuídos, equipamentos e serviços existentes, bem como ser notificado das últimas análises da qualidade da água balnear.
A informação disponibilizada pela APA é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária, fornecidos pelo serviço do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IP.

Monitorização da qualidade da água
A APA garante durante toda a época balnear a realização de análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo assim uma maior segurança para si e para os seus.
Avaliação da qualidade da água balnear
Antes do início da época balnear e, com base nos resultados obtidos nos últimos 4 anos, a APA classifica a qualidade de cada uma das águas balneares como: “EXCELENTE”; “BOA”; “ACEITÁVEL” ou “MÁ”. Esta classificação é depois utilizada, por exemplo, para a atribuição do galardão da Bandeira Azul.
Durante o decurso da época balnear a qualidade da água vai sendo avaliada pontualmente, através da recolha de amostras, verificando se a aptidão para a prática do banho se mantém.
Caso os valores sejam iguais ou inferiores aos da norma, considera-se «Adequada», ou seja, a prática balnear decorre sem restrições relacionadas com a qualidade da água. Caso um dos valores ultrapasse a norma definida, então pode ser desaconselhado ou mesmo interditado o uso balnear, de forma temporária ou até ao final da época balnear, considerando-se «Imprópria». Deve por isso ficar atento ao painel informativo da praia ou pode, em segundos, consultar na app toda esta informação.
Selecione as praias com menor ocupação, vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si. Adote práticas de segurança e coloque o seu lixo no recipiente próprio. As praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos! Mantenha sempre a distância de segurança.
Estado de ocupação da praia

A maior concentração de utentes nos espaços concessionados de comercialização de bens e serviços e nos espaços dos equipamentos de apoio balnear, aumenta a relevância do cumprimento das devidas regras de higiene e segurança. A época balnear de 2020 traz novas regras relativas à circulação nos acessos à praia, às instalações balneares e à ocupação da área de uso balnear, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado.
Assim, de forma a evitar a afluência excessiva às praias e procurando que seja possível acautelar a devida distância de segurança entre os utentes, as entidades concessionárias, ou as autarquias locais, no caso de praias não concessionadas, passam a sinalizar o estado de ocupação das praias de banhos que correspondem à sua concessão, incluindo a respetiva frente de praia, utilizando a seguinte sinalética de cores:
«Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço;»
«Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços;»
«Vermelho: ocupação plena.»