Categories
Notícias

O que é o 5G?

A rede 5G é a quinta geração de rede móvel e promete entregar ao utilizador uma maior velocidade de Download e de Upload.  A rede 5G conecta não só as pessoas, mas também máquinas, dispositivos e objectos. 
O grande volume de circulação de dados na Internet, aumenta exponencialmente a cada ano, a alta qualidade das fotografias e dos vídeos gerados por aparelhos cada vez mais sofisticados e com maior resolução, leva a que o tráfego de dados nas redes aumente. A tecnologia 5G vem para suprir essa necessidade suportando milhões de dispositivos simultaneamente. 
 
QUAL A DIFERENÇA PARA O 4G? 
 
A principal diferença é que a tecnologia 5G é muito mais rápida e estável quando comparada com a tecnologia 4G que é uma rede inegavelmente rápida e eficaz. Mas, enquanto a tecnologia 4G pode chegar a 60 megabits por segundo, a tecnologia 5G pode chegar a uma velocidade 100 vezes mais rápida. 
Outro aspecto importante a considerar é a baixa latência que faz parte da tecnologia 5G, a latência é um termo usado para denominar o momento em que a informação é enviada de um dispositivo até que possa ser usada pelo dispositivo receptor, ter uma latência menor significa que será possível jogar online com maior velocidade e assistir filmes em 4k sem interrupções. 
A tecnologia 5G não trás apenas um ganho em velocidade, mas muitos outros benefícios para o utilizador final, latência reduzida, frequência operacional mais alta, maior número de dispositivos suportados simultaneamente, ou seja, são inúmeros os benefícios que a rede 5G traz consigo, até mesmo para a próxima geração de tecnologia em veículos autónomos, jogos em nuvem, realidade virtual, cidades e casas automatizadas,  Internet das coisas e muito mais. 
Além do mais, haverá um menor consumo de energia por bit, dessa forma, estima-se que através da tecnologia 5G pode obter-se uma economia de 90% em comparação com a tecnologia 4G. 
Em redes onde há um grande número de pessoas conectadas ao mesmo tempo, como em aeroportos, recintos desportivos ou festivais, é comum que haja lentidão na conexão, mas a tecnologia 5G promete mudar essa realidade com sua menor latência e maior velocidade, o 5G pode lidar com mil vezes o volume de dados móveis em comparação com a tecnologia 4G. 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. Se achou o artigo interessante não esqueça de partilhar com os seus amigos ou nos seus grupos.