Categories
Cursos Tecnologia

O que é o WordPress?

O WordPress é um Sistema de Gestão de conteúdos, a sigla inglesa para designar estes sistemas é CMS e significa, Content Management System. 

A plataforma WordPress pode ser encontrada em WordPress.org e é importante distinguir do WordPress.com, embora com nomes muito parecidos são duas plataformas muito diferentes.

O WordPress.org é 100% gratuito e para o colocar online é necessário apenas um nome de domínio e um servidor.

A escolha para quem quer rentabilizar e tirar todo o partido de um site na internet é, indiscutivelmente o WordPress.org, ao qual chamaremos, daqui em diante, WordPress.

Existem vários tipos de CMS sendo que o WordPress é o mais popular da actualidade suportando cerca de 35% dos sites existentes.

Os mais utilizados para além do WordPress são o Drupal e o Joomla e o Shopify.

Quer o Drupal, quer o Joomla são CMS exigem que o utilizador tenha conhecimentos de programação e são de dificuldade maior para quem quer iniciar-se no desenvolvimento de sítios na internet.

Muitas grandes empresas utilizam o WordPress nos seus sites, aqui fica uma ilustração de empresas do Top 1000.

Companhias do Top 1000 que utilizam WordPress

O crescimento desta ferramenta ocorre há vários anos consecutivos e a tendência é de que, cada vez mais, se generalize a sua utilização. 

O domínio desta ferramenta e de todas as suas potencialidades pode, ao início, parecer difícil ou pouco intuitiva, mas ultrapassando a fase inicial é uma ferramenta extremamente amigável e fácil de utilizar. 

O WordPress utiliza o sistema open source, ou seja o seu código é aberto e funciona em termos colaborativos o que, ao longo do tempo, fomentou a criação de uma grande comunidade que desenvolve ferramentas que melhoram e tornam mais personalizáveis os sites que criamos. 

A versatilidade do sistema é tal que permite criar qualquer coisa que imaginemos, um simples blog, um portfólio, uma loja online, uma rede social, um clube, um motor de reservas etc.

Outra das grandes vantagem é o conjunto de temas e de plugins que de forma gratuita estão disponíveis para serem integrados na nossa página.